Novas Tecnologias – NTs

Tudo de bom do que rola por aí sobre TI – Tecnologias da Informação

A nova onda dos ultraportáteis

Posted by Carlos Araujo em agosto 9, 2009

acer-aspire-one

Demorou um pouco, mas finalmente resolvi comprar e testar um notebook ultraportátil. Como viajo muito e estou sempre visitando clientes ou ministrando aulas em outras cidades, resolvi apostar na praticidade desses portáteis.

O micrinho é fabricado pela americana Acer e faz parte da série Aspire, possui webcam slot para chip 3G. Resolvi comprar um Acer Spire One com chipset Intel Atom, HD de 160 gigas e memória RAM de 2 gigas. Tem conexão WiFi e tela de LED LCD de 10″. Acabamento nas cores preto e cinza-metálico.

O modelo comprado [para ser testado a exaustão] veio com Windows XP original, Microsoft Office – versão de avaliação de 60 dias – Online e antivirus McAfee e alguns aplicativos/utilitários do fabricante. De antemão, instalei o Google Chrome, Google Earth, Msn Messenger, Skype entre outros programas mais conhecidos [já abri todos ao mesmo tempo e não ficou lento e nem travou]. Achei o desempenho satisfatório, além de ser muito silencioso.

Particularmente, sempre gostei das miniaturas tecnológicas, vide minha paixão pelos smartphones.  Acredito que o futuro é a miniaturização dos computadores e sua cada vez mais crescente mobilidade, além da substituição dos HDs por SSDs [Solid-State Drives].

Vamos ver no que vai dar essa onda dos ultraportáteis! Eu já aderi!

Anúncios

4 Respostas to “A nova onda dos ultraportáteis”

  1. Segundo said

    Pelas descrições do aparelho ele não é um notebook (descrito na primeira linha) e sim um netbook.

    • Sim, não e em partes. Explico: não existe nenhuma menção ao termo netbook no manual ou mesmo na caixa do equipamento. A própria Acer se refere ao micrinho como notebook ultraportátil. Acredito que o termo foi cunhado para identificar, no início, que os notebooks não tinham muito a oferecer. E que era propício para navegar na internet. No início, tinham pouca memória Ram e Hd idem. Hoje, as configurações existentes já são comparadas aos notebooks normais.

      Grande abraço e obrigado por acessar o Novas Tecnologias.

      Carlos Araujo

  2. Italo Alan said

    Muito interessante sua visão, a revista info deste mês veio com uma reportagem sobre os netbooks apresentando suas vantagens e desvantagens, vale a pena dar uma conferida.
    Pelo modelo que você apresentou Carlos realmente fica a dúvida se é ou não um notebook ou netbook.
    Mas valeu pela dica.

    Muito bom o Blog!

    • Italo Alan, respondendo a sua pergunta, eu acompanhei o teste da revista InfoExame do mês e, dos 12 modelos testados, sentimos a falta do Acer Aspire On com as configurações especificadas no blog Novas tecnologias.
      Levando em consideração que o meu antigo notebook tinha memória RAM de 500MB e um HD de 80GB, esse modelo que estou testando é um avanço considerável.
      Quanto a denominação é apenas uma questão convencional. Acredito que a tendência é a redução no tamanho dos notebooks e o aumento de sua capacidade de armazenamento.

      Obrigado pela visita, Italo. Um grande abraço!

      Carlos Araujo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: