Novas Tecnologias – NTs

Tudo de bom do que rola por aí sobre TI – Tecnologias da Informação

A nova onda dos ultraportáteis – Part Deux

Posted by Carlos Araujo em agosto 12, 2009

acer_aspire_one

Devido a repercussão do post “A nova onda dos ultraportáteis”,  resolvemos retomar o tema, esclarecendo alguns questionamentos a respeito desses micrinhos e que foram alvo de diversos comentários, emails e twitters durante a seman.

Quanto a configuração desses notebooks ultraportáteis, encontraremos em todas as marcas o processador Atom, desenvolvido pela Intel especialmente para os micrinhos. Tem Memória RAM de no mínimo 1 GB e HD de até 160 GB, em geral.

Todos possuem webcam e microfone, acesso web via conexão Wi-Fi e, somente alguns, vêem com moden interno 3G, além de tecnologia bluetooth. O Acer Aspire One, citado no blog Novas Tecnologias, já vem com a nova tecnologia LED LCD.

Em relação aos portáteis serem chamados  de netbooks, costumamos respeitar os termos usados nos manuais dos produtos que analisamos. Não encontramos a palavra netbook no manual ou qualquer menção que seja nos documentos ou mesmo na caixa do equipamento.

A própria Acer se refere ao portátil como notebook ultraportátil. Não temos nada contra o uso do termo notebook ou netbook. É somente uma questão de posicionamento em seguir o que observamos no produto. Todos que enviaram comentários sobre o assunto estão corretíssimos.

O editor do Novas Tecnologias também foi questionado sobre a ausência do modelo Acer Aspire One não ter sido testado pela revista brasileira InfoExame [setembro], a mesma em resposta a um leitor, disse que tentou obter um Acer Aspire One para testar, mas não conseguiu pelo motivo da fabricante não ter filial no Brasil e o produto ser importado dos EUA por distribuidores independentes.

O blog Novas Tecnologias acredita que os ultraportáteis são a onda da vez. Isso é um fato. Fazem parte de uma tendência que alia custo-benefício, mobilidade e acesso fácil a Internet. Tanto é que os smartphones já se sentem ameaçados por essa tendência.

Um ultraportátil não é pesado. Não é tão caro quanto um notebook normal e suas baterias duram muito mais. E o que é melhor: não precisamos carregar aquelas mochilas que nem sempre caem bem em determinadas ocasiões.

Com o tempo, teremos micrinhos mais arrojados, com processadores mais velozes e com vários núcleos, capacidade de armazenamento muito maior em memórias tipo SSDs, com tecnologia touchscreen, acesso aos canais no padrão da tv digital, farão ligações com o chip GSM de nossos celulares entre outras coisas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: