Novas Tecnologias – NTs

Tudo de bom do que rola por aí sobre TI – Tecnologias da Informação

A Nova Onda dos Leitores Digitais [yes, we can!]

Posted by Carlos Araujo em julho 21, 2010

La fora eles têm o Kindle da Amazon,  o iPad da Apple, os e-readers da Sony, entre tantos outros. Aqui, em terras brasileiras, não tínhamos nenhum exemplar original dessa tecnologia. Não tínhamos, eu disse [yes, we can!].

No início do mês, a Positivo anunciou o lançamento para agosto do Positivo Alfa, seu primeiro modelo de leitor digital com capacidade para armazenar até 2 gigas ou aproximadamente 1,5 mil livros.

O Alfa que terá preço aproximado de R$ 750,00, virá com o Linux instalado como sistema operacional e terá as seguintes dimensões:  8,9 milímetros de espessura, 17 centímetros de altura e 12,4 de largura, peso de 240 gramas  e tela de seis polegadas sensível ao toque. Uma falha é o leitor não ter uma conexão wi-fi e sim usb para os downloads  dos livros [ainda não entendi o motivo] .

Imagino o filão que é será o mercado dos leitores digitais no Brasil. Pois bem, antes do Alfa, bem antes, mesmo,  foi anunciado em  2008 o Mix Leitor D para a indústria nacional de leitores digitais.  Direcionado ao aprendizado e com tecnologia de software 100% nacional e com patente requerida e previsão de lançamento para o segundo semestre de 2010.

Ao contrário do seu concorrente,  ele vem com teclado QWERTY. Já a  tela possui a mesma dimensão, de seis polegadas [em 16 níveis de cinza e resolução de 800 x 600] e memória de 2 gigas também. Ele pesa um pouquinho mais; 300 gramas. Ambos os leitores suportam MicroSD Card e tem um custo final de R$ 990,00.

Agora, o Mix Leitor D suporta mais formatos de leitura do que o Alfa, pois ler qualquer tipo de formato de texto [pdf , txt,  epub,  html,  prc,  chm e mobi], música [mp3, wma e wav] e  imagens [jpg, bmp, gif e png], além de poder ser conectado a uma rede wi-fi.

Fica visível que o projeto do Mix Leitor D é bem mais interessante do que o do Alfa, já que ele é todo voltado para a educação e já tem até uma estrutura esperando o seu lançamento, vide o Clube Mix Leitor [www.clubemixleitor.com.b r] ou mesmo o site do produto/projeto [www.leitord.com.br com].

Quem poderá ganhar no futuro será o consumidor desse tipo de gadget digital, pois a concorrência é sempre saudável no tocante ao barateamento e inovações, tais como tela colorida e browser de navegação e leitor de e-mail.

Tanto o Alfa como  Mix Leitor D são precursores de um nicho cada vez mais em expansão que é o mercado dedicado à leitura de livros eletrônicos. O Brasil ainda engatinha, mas isso é uma questão de tempo e cultura de inclusão digital pela leitura através desses dispositivos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: